ACRE / BRAZIL: FESTIVAL YAWANAWÁ / ALDEIA NOVA ESPERANÇA / TARAUACÁ / ACRE / BRAZIL

domingo, 2 de maio de 2021

FESTIVAL YAWANAWÁ / ALDEIA NOVA ESPERANÇA / TARAUACÁ / ACRE / BRAZIL



O Acre é um dos estados amazônicos que abriga parte da diversidade dos povos indígenas brasileiros. O fortalecimento da cultura indígena é uma política de governo, que tem resultado no aumento do número de festivais promovidos pelos povos indígenas.


Em Tarauacá, acontece o festival Yawanawá, realizado graças à Associação Sociocultural Yawanawá, resgatando tradições indígenas de forma grandiosa.
A festa se foca no reencontro das comunidades indígenas Yawanawá entre si e com sua história e tradições mais primordiais.
A festa, que conta com a participação de todo o povo Yawanawa e demais povos indígenas do Acre, recebe apoio do governo do Estado.
Cerca de 80 turistas, entre brasileiros e estrangeiros, também participam do evento.
A viagem para participar do Festival Yawanawa, nas cabeceiras do Rio Gregório, no coração da Floresta Amazônica, pode ser comparada a uma travessia dimensional. A saída de um mundo racional cheio de conflitos para um lugar mágico onde vigora a paz entre o ser humano e a natureza. Um reino vegetal em que as plantas e animais regem uma sinfonia de cantos, danças, cores e uma medicina sagrada capaz de curar as dores da vida. Tudo inspirado por uma espiritualidade ancestral preservada pelos pajés e caciques yawanawas.
O viajante disposto a conhecer a essência da cultura yawanawa passa por uma iniciação. São entre seis e oito horas subindo um rio em pequenas embarcações de rabeta repleto de obstáculos. O movimento das águas e a queda constante de árvores no seu leito criam um labirinto de pontas de paus na estrada aquática que leva à Aldeia Nova Esperança. Só a habilidade dos pilotos indígenas e a paciência dos visitantes são capazes de vencer esse espaço dimensional que separam e integram ao mesmo tempo os dois mundos.
Mas a chegada à Aldeia Nova Esperança rapidamente provoca a regeneração das lembranças das dificuldades da travessia para despertar novos sentidos aos viajantes. Na realidade a hospitalidade e o amor oferecidos pelo povo yawanawa integra os visitantes. No topo de uma colina, numa curva do Rio Gregório, a comunidade transpira alegria e espiritualidade ao mesmo tempo. Isso contagia a todos que ali chegam em busca de conhecimento para fazer as suas transformações interiores.
A conexão com a natureza acontece através das brincadeiras de mariri, cantos e danças no terreiro da aldeia. Durante o dia crianças, jovens e adultos mostram aos visitantes a riqueza cultural yawanawa. A noite, nas rodas iluminadas pelas fogueiras e inspiradas pela bebida ancestral ayahuasca, considerada uma medicina pelos índios, acontecem os rituais espirituais. Muitos recebem a cura para uma infinidade de males do corpo e do espírito. Os pajés mostram novos caminhos para uma maior percepção do próprio Ser.
A força cultural e espiritual atrai há 15 anos aos Festivais Yawanawas milhares de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. A Aldeia Esperança já recebeu visitantes de pelo menos 60 diferentes países do Planeta.
Fonte dos textos e fotos: Nelson Liano Jr. / Jardy Lopes / ac24horas.com / passagenspromo.com.br / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR NO TEMPO