ACRE / BRAZIL: CRUZEIRO DO SUL / ACRE / BRAZIL (1.484 / 5.570) POPULAÇÃO: 89.072 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

CRUZEIRO DO SUL / ACRE / BRAZIL (1.484 / 5.570) POPULAÇÃO: 89.072 PESSOAS (IBGE 2020)



Com belas cachoeiras, monumentos e paisagens lindíssimas num dos pólos turísticos e econômicos mais importantes do estado. Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Lazer.
Cruzeiro do Sul está localizada a oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda maior do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá. É um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado cercada de construções e monumentos que simbolizam a história e a grandeza do seu povo. Situada na fronteira com o Peru, à margem esquerda do Rio Juruá.
foto - czs.com.br
foto - czs.com.br
Plantada no Vale do Juruá, numa vasta terra firme, cortada por majestosas colinas que formam vales, berços de rios e lagos, a cidade de Cruzeiro do Sul começou a surgir. As residências, no início da colonização eram em sua maioria de madeira, passando anos depois a serem em alvenaria ou estrutura mista.
ASSEMBLÉIA DE DEUS NA CIDADE DE CRUZEIRO SO SUL, ACRE
foto - czs.com.br
CONHEÇA CRUZEIRO DO SUL, ACRE
BEM VINDO A CAPITAL DO VALE DO JURUÁ. BEM VINDO A CRUZEIRO DO SUL.
AQUI O RIO JURUÁ SERPENTEANDO A FLORESTA NA REGIÃO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - ?
HOSPITAL DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Wikipédia
PONTE DA UNIÃO EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA NO CONTEXTO DA PRAÇA EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Wikipédia (Gabriel)
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Mantida pela Diocese do alto Juruá, construída em 1956, com seu estilo octogonal, trás uma das peças de maior destaque, o painel de Nossa Senhora da Glória, que abrange todo o altar.
imagem - Vicente A. Queiroz
FÓRUM DA COMARCA DO JURUÁ EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Antiga tendência do Alto Juruá, com seu estilo Neoclássico, trás a fachada, escadarias e móveis do 1º Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em uma sala concentra-se obras raras desse mesmo tribunal, como por exemplo livros franceses, italianos e portugueses.
imagem - Jezaflu
MONUMENTO AO VENCEDOR NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Jezaflu
MEMORIAL JOSÉ AUGUSTO E O MUSEU DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Complexo cultural composto por um espaço de pesquisa histórica destinado à estudantes de todos os níveis e pelo Teatro José de Alencar, agora totalmente revitalizado. No Memorial os visitantes poderão ver a faixa governamental usada por Farias e a caneta com a qual assinou o documento de posse como Chefe do Executivo Acreano, entre muitos outros documentos e objetos que resgatam a memória de Augusto.
O Museu de Cruzeiro do Sul possui arquitetura em estilo português da década de 40 do século passado, e seu prédio já serviu de sede para a Prefeitura local.
imagem - Jezaflu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - PMCS
PRAÇA DOS TAXISTAS EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Jezaflu
CAIS DO PORTO DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
A 1ª Estação de passageiros do Juruá, em 1912, arquitetura em estilo Colonial Inglês, com arco moldado em ferro, gravado com o nome do intendente, fabricado na Inglaterra.
imagem - Jezaflu
RIO MOA EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Propício a um clube náutico. Área com enseada propícia a pedalinho, canoagem, remo e etc.
imagem - Wikipédia
CACHOEIRAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR EM CRUZEIRO DO SUL, ACRE

INSTITUTO SANTA TEREZINHA DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
IGARAPÉ PRETO


imagem - PMCS
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
População estimada 2016 (1) - 82.075
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 8.779,402
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 8,94
Código do Município 1200203
Gentílico - cruzeirense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
Não se sabe, exatamente, de quem foi a ideia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
Gentílico: cruzeirense
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
A região que hoje compreende o município de Cruzeiro do Sul era habitada por tribos indígenas. Os índios que habitavam o vale do Juruá (49 tribos) eram do tronco Arawak ou Aruak, e se dividiam em grupos com as suas denominações particulares: Ararauas, Catukinas, Curimas, etc. Na época das explorações foram encontradas as tribos dos Náuas, Amahuacas, Jamináuas, Capanáuas, Caxinauás, entre outros. Ao longo das margens do rio Juruá vivia a tribo dos Náuas, multiplicando-se em tabas, dominando o rio e a selva, no trecho onde está localizado a cidade de Cruzeiro do Sul, até o extremo do extenso Estirão (trecho do rio que corre em linha reta).


A tribo dos Nauas, os principais dominantes, que fez retroceder a expedição do cientista inglês William Chandlesse, em 1867, abandonou a localidade a partir de 1870, rumando para o Peru pelos altos rios, em conseqüência de terrível epidemia. 
Data de 1857 o início das expedições para o alto Juruá, quando o chefe de índios João da Cunha Correia, chegou a foz do rio Juruá-Mirim. Várias expedições foram realizadas, proporcionando o início do povoamento da região. Formaram-se seringais, em virtude da imigração de nordestinos que, acossados pelo fenômeno das secas, abandonaram os sertões nos anos de 1877 a 1879. O seringal denominado Centro Brasileiro foi explorado por volta de 1890, e passou a congregar grande número de brasileiros.


Em 1896, os primeiros caucheiros peruanos começaram a aparecer. Em 1902, o comissário peruano Carlos Casquez Guadra estabeleceu-se oficialmente à foz do rio Amônea, dando início a uma seqüência de choques entre brasileiros e peruanos.
Através da organização administrativa e jurídica do Acre é possível conhecermos a organização político-administrativa e jurídica do município. 
A Lei n.º 1.181 de 25 de fevereiro de 1904 dividiu o Acre em três departamentos administrativos: Departamento do Alto Juruá; Departamento do Alto Purus e Departamento do Alto Juruá.


O Departamento do Alto Juruá correspondia a região de Cruzeiro do Sul e a região de Tarauacá, sendo administrada por prefeito nomeado pelo Presidente da República. O Coronel Gregório Thaumaturgo de Azevedo foi o primeiro prefeito do Departamento do Alto Juruá. Ele instalou a sede provisória do Departamento do Alto Juruá em Cruzeiro do Sul na foz do Rio Moa, através do Decreto de 12 de setembro de 1904. Em cumprimento ao Decreto n.º 08 de 28 de setembro de 1904, ele transferiu a sede do Departamento do Alto Juruá para o Seringal Centro Brasileiro à margem esquerda do Rio Juruá do Sr. Antônio Marques de Menezes (Pernambuco) que foi adquirido através de compra pelo Governo da União.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE

ATÉ UM DIA QUALQUER - VALEU PELA VISITA


fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul / www.czs.com.br /

Conheça o estado de Roraima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR NO TEMPO